A análise de requisitos é a primeira fase do desenvolvimento de software. Nela, são conhecidas as necessidades do cliente em relação ao projeto e determinadas as definições que serão empregadas para o atendimento dessa demanda. Basicamente, é o momento de entender o que se pretende com um sistema e definir como ele será desenvolvido para atingir esses objetivos. Por isso, essa etapa do trabalho de desenvolvimento, também chamada de engenharia de requisitos é, talvez, a mais importante, afinal, projetos bem estruturados eliminam retrabalho, saem mais baratos e aceleram todo o processo de desenvolvimento de um software.
De forma mais técnica, pode-se dizer que análise de requisitos consiste em reconhecer e avaliar o problema (entender o problema e a visão do cliente em relação a ele), identificar a síntese da solução (ou seja, a melhor solução possível dentre todas as propostas), modelar (apresentar ferramentas), especificar os requisitos (consolidar funções, interfaces, desempenho, contexto, restrições etc.) e revisar (avaliar todo o projeto e eliminar incoerências).
Com a análise de requisitos bem feita, cliente e desenvolvedor conseguem enxergar com clareza o que vai ser feito, como isso será criado, para qual finalidade, em quanto tempo, quanto mais ou menos vai custar e como o sistema vai ficar. Isso otimiza tempo e permite ao cliente saber como seu projeto vai ser antes mesmo de começar a ser desenvolvido, havendo possibilidade ainda dele opinar antes de começar. Essa assertividade garantida pela análise de requisitos faz com que seja construído um produto totalmente dentro da expectativa do cliente.
Claro que, nesse processo, muitos clientes não sabem exatamente o que desejam, possuindo uma vaga ideia do que esperam de seus sistemas. Ou ainda, mesmo que saibam, não conseguem comunicar isso claramente. Não à toa, as técnicas para se fazer uma análise de requisitos incluem a utilização de ferramentas para se conhecer a fundo a real necessidade de um projeto. Elas são, entre outras, entrevista, brainstorming (tempestade de ideias), aplicação de questionários, pesquisas, observação, workshops, mapas mentais e protótipos, e podem ser usadas de forma combinada para extrair o máximo de informação possível.
Projetos são complexos, e entender o tamanho dessa complexidade passa por fazer a análise de requisitos de forma rigorosa e estruturada juntamente com a empresa desenvolvedora do projeto. Para o sucesso, é preciso aceitar que uma inovação, qualquer que seja, só se torna real com uma boa execução, e esta prescinde de um bom planejamento.
VER TODAS